Cursos

Empresas que tiveram colaboradores e alunos
participando dos nossos cursos e Workshops:

3M  Arplan Plásticos  Ana Couto Design  Animus Anhembi Morumbi  Bauen Plásticos  CEFET CBF  Cadbury Adams Brazil  Cerâmica Portobelo Cartolina Design  Casa e Vídeo  Centro Design Rio Casa da Moeda  Editora Educarte Embelleze Enderj  ESDI  Editora Educarte  ESPM  Exaplast INT/DVDI Hospital São Vicente de Paulo Grupo Água de Cheiro  Niely Cosméticos SENAC Estácio de Sá  NKS  Novo Ambiente Design  PUC Rede Globo Studio Creamcrackers  Plano B Design SENAI  UFF  UFRJ  UGF  UNB USC  USP UniverCidade  Uncle k  Wer Plásticos

Entre em contato e saiba mais.


Objetivos dos Workshops

  • Aprender a importância da interface e alinhamento entre a criatividade dos Designers, a tecnologia da Indústria e os objetivos de Marketing.
    • Incorporar informações do Sistema Embalagem e o entendimento do papel de cada elemento na construção do resultado e valor desejados.
    • Conhecer os fundamentos de design e marketing para embalagens e dicas de como trabalhar com inovações e tendências.
    • Conhecer os principais tipos de materiais, suas características e aplicações, processos de fabricação, limitações e possibilidades; e dicas de como desenhar produtos viáveis e exequíveis.
    • Conhecer as principais Tecnologias de Impressão, Decoração, Rotulagem e Codificação.
    • Parte prática: Elaborar projetos de embalagens com ênfase na inovação, definindo características estéticas, funcionais e estruturais que atendam às necessidades dos consumidores, os objetivos de marketing e que sejam exeqüíveis.

Docente
Adriano Bottino Filho 

Engenheiro Civil com especializações em Eng Mecânica, Industrial, Marketing, Design  e Perícia Judicial. Quase 35 anos de experiência na indústria de plásticos e P&D de embalagens e produtos. Diretor da Trade Mix Empreendimentos Ltda. Ex-docente do SENAI, SENAC e ESPM/RJ. Consultor/Instrutor/Credenciado da Redetec/SEBRAE.

Público Alvo

Profissionais, estudantes e técnicos das áreas de Design, Marketing e Vendas, Programação Visual, Desenho Industrial, Propaganda & Publicidade, Arquitetura, Engenharia e pessoas relacionadas com a área de projetos e desenvolvimento de embalagens.

Informações gerais

  • Cada módulo é ministrado em 6 horas/aula (dois módulos de 3h com intervalos de café e almoço. Ex: Manhã/tarde ou tarde/noite);
    • Exceção para módulo de plástico que é ministrado em 12 horas/aula e para o Projeto de Embalagem Plásticas que pode ter 6 ou 12h, de acordo com interesse do cliente;
    • Os workshops podem ser ministrados em qualquer cidade do Brasil, em qualquer dia da semana (incluindo sábados e domingos), desde que previamente combinado;
    • Todas as aulas são compostas por apresentações digitais, mostra de materiais, vídeos e cases. Fornecido materiais/conteúdos digitais (onde necessário) e certificados;
    • Do Local e Equipamentos (por conta do cliente);
    • Nº de participantes por workshop: livre, quantos quiser (consultar antes);
    • Equipamentos necessários: sala ou auditório, data show, multimídia, tela de projeção, quadro branco e canetas pilot;
    • Notebook por nossa conta;
    • Os cursos da Trade Mix têm o apoio da ABPOL (Associação Brasileira de Polímeros); do SIMPERJ (Sind das Ind de Plásticos do RJ) e da ABIPLAST (Associação Brasileira das Indústrias de Plástico) para os módulos de plástico.

Opções de Workshops

1 – Sistema Embalagem: planejando com a visão sistêmica – 6h

  • Introdução e o Mercado de Embalagens;
    • Máquinas e Equipamentos das Linhas de Produção: entendendo o porquê muitos projetos morrem nas ideias iniciais: – Produção, Linhas de Envase; Rotulagem, Fechamento da embalagens etc;
    • Legislação e Normas: ABNT, INPI, Código de Barras e Dicas de Rotulagem;
    • Conceito de ACV (avaliação do ciclo de vida) nas embalagens;
    • Permeabilidade e Shelf-life;
    • Distribuição para o varejo: Logística, Transporte e Armazenagem.

2 – Embalagem: Planejamento, Design, Marketing e Inovação – 6h

  • Introdução e a importância do briefing;
    • O mercado, o comportamento do consumidor e a motivação de compra;
    • O posicionamento da embalagem;
    • Estudo de Campo e a Estratégia de Design;
    • O design pragmático: como usar o design como ferramenta de otimização de produtos e processos;
    • A Embalagem como ferramenta de marketing;
    • Dicas para Inovações e Tendências.

3 – Embalagens Plásticas – sopro, injeção e projeto de produto – 12h (2 dias de 6h)

  • A cadeia de produção do plástico;
    • Principais Resinas: Características x Aplicações;
    • Pigmentos e Aditivos;
    • Processos de transformação: Sopro e Injeção;
    • Moldes: básico de injeção e sopro;
    • Reciclagem;
    • Como desenhar produtos em plásticos: Problemas mais comuns em projetos;
    • Dicas profissionais para solucionar esses problemas.

4 – Embalagens Celulósicas – Papel, Cartão e Papelão – 6h

  • Papel, Cartão e Papelão;
    • Tipos de papéis e Reciclagem;
    • Tipos de embalagem: Características x Aplicações;
    • Processos de Fabricação;
    • Sistemas de abertura e fechamento;
    • Projeto de embalagens, cuidados e convenções;
    • Acabamentos especiais.

5 – Embalagens Metálicas, Vidro, Flexíveis e Multicamadas – 6h

  • Básico de embalagens de aço, alumínio, vidro, flexíveis e multicamadas;
    • Tipos de embalagem: Características x Aplicações;
    • Processos de Fabricação;
    • Reciclagem;
    • Tampas e dispositivos de abertura e fechamento;
    • Projeto de embalagens: cuidados e convenções.

6 – Tecnologias de Impressão, Decoração e Rotulagem – 6h

  • Conceitos básicos de impressão e tintas;
    • Pré-press: respeitando os limites de cada sistema de impressão;
    • Processos de Impressão e acabamentos – como funciona:
    Off-set e Letterset; Flexografia; Serigrafia; Hot Stamping; Tampografia; Relevos e Impressões combinadas;
    • Rotulagem:
    Rótulos Adesivos
    Termoencolhíveis/Camisa/luva
    In-mold label
    Heat transfer
    Segurança e Anti-pirataria

7 – Projeto de Embalagem Plástica – 6 ou 12h

  • Desenvolvimento de uma embalagem plástica completa;
    • Briefing fornecido;
    • Conceituação da embalagem;
    • Definição da estrutura do frasco e tampa;
    • Especificação dos materiais e processos;
    • Croquis da embalagem em 2D: vistas, perspectiva, cortes e detalhamento;
    • Definição da hierarquia das informações na programação visual;
    • Mock up em massa de modelar;
    • Apresentação do trabalho.

8- Workshop de serigrafia: Produção Gráfica Premium – 6h

  • Conceitos fundamentais da serigrafia e quando utilizá-la;
    • Tecidos, quadros, matrizes, emulsão e tintas;
    • Pré-impressão e fotolitos;
    • Processos de impressão;
    • Máquinas e equipamentos;
    • Como criar para serigrafia;
    • Cases e vitrine de materiais e produtos;
    • Criação da programação visual de um CD e sua embalagem, de acordo com briefing fornecido;
    • Análise da viabilidade técnico-econômica dessas criações.